Tempo de leitura: 3 minutos
Está buscando inspiração para encontrar uma profissão que irá agregar valor à sua vida? Então, você pode se interessar pelo empoderamento que a função da mulher marceneira pode trazer para você.
A marcenaria é uma profissão que tem despertado verdadeira paixão em muitas mulheres, que fizeram desse hobby uma fonte de renda para suas famílias.
Dessa forma, elas constroem móveis e objetos, transformando espaços e até outras vidas.
Nesse artigo, vamos saber um pouco mais sobre essas mulheres, o que elas fazem e como chegaram lá. Vem com a gente!
Quem são as mulheres marceneiras
A mulher marceneira está em toda parte, espalhada por diversas cidades brasileiras. Muitas delas, não são reconhecidas por seu trabalho, mas não desistem da luta.
“É um caminho muito difícil”, nos conta Luana, proprietária de uma marcenaria no interior do Pará. Ela atende diversas empresas da cidade de Breu Branco, sul do estado, além de pequenas lojas e estabelecimentos comerciais.
Luana é designer de interiores e foi na marcenaria que encontrou o amor pela profissão.
Seu desejo é se formar também em designer de móveis. Um passo além do que jamais havia sonhado.
Mulheres como Luana aumentam gradativamente nesse mercado de trabalho dominado pelo sexo masculino. Isso, ao longo de toda uma história, em que as mulheres lutaram contra toda espécie de preconceito para terem direito à exercer a profissão.
Então, se você me perguntar se existe preconceito com relação a elas nessa profissão dita masculina, a resposta será sim! Mas, como toda mulher sabe onde pisa, a mulher marceneira sabe onde pisa com seu salto alto.
Como a mulher marceneira chegou lá
Sabemos que a marcenaria é um ofício, que exige preparo e estudo.
Dessa forma, as mulheres também estão investindo em formação qualificada para essa profissão.
Esse é o caso da Maria José, moradora de Macapá (AP), que para sustentar os filhos, aceitou trabalhar como ajudante em uma marcenaria de um vizinho.
Foi assim, que o que era para ser um “bico”, tornou-se profissão e Maria José precisou se aprimorar para se especializar no ofício. O sustento dos filhos estava garantido.
Mulher marceneira: como se preparar para essa profissão
O fato é que elas estão entrando em pé de igualdade nesse mercado e ganhando espaço nas oficinas. No entanto, qual o verdadeiro diferencial da mulher na marcenaria?
Podemos destacar, em primeiro lugar, o cuidado e a leveza com que a mulher trata a madeira desde o primeiro momento que a escolhe para compor sua peça.
Além do mais, os “meninos” desse setor reconhecem que esse toque feminino faz toda a diferença no resultado final.
Sendo assim, elas se destacam e ganham projeção. Mas, isso não é feito de qualquer jeito.
Muitas profissionais desse mercado estão, realmente, buscando conhecimento para aprimorar suas técnicas e escalar na profissão.
No artigo, Curso de Marcenaria para Mulheres – O Curso Arte da Marcenaria também é feito para elas, Leandro Mendes, autor do Curso Online “Marcenaria Descomplicada”, fala do interesse do público feminino pela arte da marcenaria.
O marceneiro profissional mostra como elas estão buscando se preparar para disputar nesse mercado, originalmente, mas agora nem tanto, masculino.
Segundo ele, algumas mulheres “possuem o interesse de se desenvolverem como profissionais e terminam descobrindo na marcenaria, um nicho de mercado interessante”.
Dessa forma, o Curso de Marcenaria para Mulheres é uma excelente opção para elas que encontraram o espaço que precisavam para mostrar que de salto alto também trabalha uma mulher marceneira.
Enfim, se você quer se tornar uma profissional da marcenaria, apta a disputar esse mercado, nós podemos ajudar você. Clique no botão abaixo e conheça nosso curso completo de marcenaria do iniciante ao profissional.